Áreas de atuação

Farmácias

Farmácias, qual melhor opção tributária?

 

Os gestores do ramo de medicamentos (farmácias, drogarias) ao constituírem sua empresa ou no início de cada ano, devem solicitar do seu contador a elaboração de um planejamento tributário para o seu negócio. A opção por um regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, de forma equivocada irá impactar negativamente na sua margem líquida.

No exemplo abaixo, analisaremos uma empresa com faturamento mensal dividido da seguinte forma:

Medicamentos da lista positiva e negativa e perfumaria (PIS e Cofins monofásico) no valor de R$ 63.000,00;

Produtos tributados pelo PIS e Cofins no valor de R$ 7.000,00

Folha de pagamento mensal totalizando R$ 10.000,00

Pro-Labore mensal no valor de R$ 2.000,00

ICMS já recolhido por substituição tributária e destacado na nota fiscal e incluído no valor a pagar para o fornecedor

Percebe-se que a opção pelo Simples Nacional irá trazer benefícios tributários de R$ 2.336,50 por mês, melhorando a margem líquida em 3,34% que corresponde a mais de 30% da margem líquida da atividade.

Caso a margem líquida seja inferior a 9,5% do faturamento o Lucro Real também para ser uma opção.

A C & L contabilidade, independentemente do regime tributário está preparada para contribuir na gestão do seu negócio.

 

 

Como podemos ajudar você ou sua empresa:

Oferecemos aos nossos clientes suporte completo para tomada de descisões. Fale diretamente com nossa equipe de colaboradores

 

 

Qual o índice de inadimplência de sua empresa?

 

Gestão do “contas a receber” senão o mais importante, ao menos uma conta de muita relevância na contabilidade das empresas e de praxe, relegado ao “depois veremos”. O empresário de uma forma geral tem muitas dificuldades de gerenciar esta conta. Não gosta de cobrar ou delega à colaboradores despreparados para a função. O reflexo disso é o encurtamento do fluxo de caixa e a busca de financiamento de capital de giro com terceiros, como empréstimos por exemplo, fazendo com que a empresa divida seus lucros com os financiadores. A venda a prazo já é por si só uma forma de financiamento. O saldo do “contas a receber” é na realidade seu estoque na mão de terceiros, com todos os impostos e comissões sobre as vendas já pagos. A não realização da receita ou seja, o recebimento no  prazo convencionado é o que mais inviabiliza a gestão de uma empresa.

Então, primeiramente, veja se o prazo que concede aos seus clientes está compatível com os prazos que consegue com seus fornecedores. Se houver descompasso, ou seja, seu prazo médio para pagamento for menor que o concedido para seus clientes, sua empresa estará financiando seus clientes e fatalmente precisará de capital de giro para isso. Depois analise, cuide, seja eficiente no seu processo do “contas a receber” (cobrança), pois ali está o melhor financiamento para seu capital de giro. Outro fato desprezado pela cobrança de forma inequívoca é a cobrança de juros. O Cliente que atrasa e não paga juros, tem motivação para o atraso.

Redes sociais

Assine nossa newsletter!

Receba em seu e-mail todas nossas novidades atualizadas.