Postos de Combustíveis
Postos de Combustíveis, esse negócio é viável?
Se analisarmos a viabilidade de Postos de rodovia, que sua galonagem gira em torno de 80% da venda de óleo diesel, percebemos que a lucratividade deixada por esses produtos não é interessante para cobrir as despesas operacionais e deixar uma lucratividade que compense o investimento. Por outro lado, os Posto da cidade que tem uma galonagem equilibrada de óleo diesel, gasolina e etanol, aliada as vendas de lubrificantes, filtros e loja de conveniência, é possível obter margem de lucratividade bruta em torno de 15% (quinze por cento).
As despesas operacionais estão na casa dos 10% (dez por cento), sendo que 50% desses gastos são com a folha de pagamento. Sendo assim, a lucratividade liquida em torno de 5% (cinco por cento) representa 1,5% (um e meio por cento) de retorno do capital investido.
Para conseguir esses índices, sua empresa necessita de uma política comercial e administrativa bem definida.
Nós, da C & L Contabilidade estamos aptos para contribuir na gestão do seu negócio. Faça-nos uma visita.
Como podemos ajudar você ou sua empresa:
Oferecemos aos nossos clientes suporte completo para tomada de descisões. Fale diretamente com nossa equipe de colaboradores
Curva ABC de Clientes
A curva ABC é uma ferramenta de gestão para identificar as características, o perfil de seus clientes, no caso acima, os que mais contribuem na geração de resultados no seu Posto de Combustíveis e, apartir daí ter políticas comerciais que irão melhor atendê-los. Veja que interessante, 20% de seus clientes são responsáveis por 90% do seu faturamento e 89% do seu lucro bruto. Percebe o quanto podemos te ajudar?